OS 10 PRINCÍPIOS DE UMA LIDERANÇA SUBVERSIVA
Maíra Blasi
Na semana passada eu trouxe pro mundo o que acredito ser a Liderança Subversiva e expliquei a necessidade que essa visão atende. Hoje quero aprofundar, trazendo os 10 princípios base para que qualquer líder se torne ou se perceba como uma pessoa subversiva.
1
Subverter a estrutura organizacional para que cada vez menos a figura da liderança seja necessária.
2
Questionar o sistema tradicional, que moldou a forma como pensamos as relações de poder e como isso afeta a capacidade das pessoas de trabalharem juntas.
4
Usar o privilégio do cargo/função para promover real diversidade e inclusão, não só por ser a coisa certa a se fazer, mas também por ser a mais inteligente.
5
Melhorar continuamente, combinando diferentes ferramentas para solucionar problemas, encontrar os padrões e eliminar as burocracias, num processo contínuo. Entende que sempre existirão burocracias a serem derrubadas. Sabe que não existe “causa raiz”, dessa forma também não existe uma única solução final possível.
6
Usar da comunicação não violenta/empática como framework dos frameworks - não adianta saber mil ferramentas se não souber ouvir e se comunicar com as pessoas.
7
Lidar com conflitos como o modo natural dos seres humanos operarem no mundo.
8
Acreditar que as pessoas não são culpadas e buscar soluções a partir da observação do sistema.
9
Utilizar as bases do Pensamento sistêmico como forma de mapear e tratar tensões organizacionais, mantendo um olhar aberto e curioso sobre o mundo para compreender os loopings organizacionais e enxergar as relações menos óbvias de causa-efeito.
10
Entender que não existe mudança sem desobediência: saiba as regras, para depois quebrá-las.